É preciso acabar com os mal-entendidos numa relação!

Como resolver mal-entendidos?


Acredito que todos nós já tenhamos passado por algum mal-entendido ou assistido a um e, de certeza que não terá sido nada agradável. Equívocos podem acontecer a qualquer momento e muitas das vezes quando menos esperamos. Na minha opinião, a probabilidade de estes acontecerem é ainda maior se estivermos a falar de comunicação por mensagens. Leiam até ao fim para descobrirem a chave 🔑 para terminar com os mal-entendidos! 

Banda desenhada de um mal-entendido numa relação sem amor

Os mal-entendidos estão relacionados com a comunicação, nem sempre comunicamos de forma clara, mas mesmo que o façamos não depende de um só sujeito. Do outro lado pode estar uma pessoa sem interesse em ouvir o que o outro tem para lhe dizer ou estar simplesmente sem paciência. A mais simples falta de compreensão em relação ao outro e a falta de uma comunicação eficaz podem, facilmente, criar um mau ambiente entre dois indivíduos.

Mal entendidos são relativamente comuns, infelizmente, e por vezes não só são os intervenientes na discussão/mal entendido que sofrem com isso, mas também quem os rodeia, o que é frequente nalguns ambientes familiares, nos quais toda a família fica afetada. E quando tal acontece dentro da tua família ou num grupo de amigos, o mais provável é quereres desabafar com uma pessoa mais próxima, por exemplo, o melhor amigo e há ainda uma questão que pode não surgir quando falamos neste assunto, mas que quando estamos a viver a situação rapidamente pensamos nisso porque sentimos a necessidade de falar do que se passou. Outras vezes não somos nós a viver a situação e até tivemos um magnífico dia, mas ela é desabafada connosco porque somos a pessoa com quem se sentem mais à vontade para contar o que se passa. A questão aqui é como é que alguém que teve o melhor dia da sua vida e vai para contar ao melhor amigo, por exemplo, mas este acabou de passar por um enorme desastre, o que acham que acontece? Por muito que um dos amigos esteja super animado, ao ver o outro naquele estado de tristeza vai ser obrigado, até por respeito, a não poder estar/mostrar-se tão feliz naquele momento como gostaria. Resumindo, não vais festejar quando alguém mesmo ao teu lado de que gostas muito está a sofrer, a meu ver. É um caso real que já me aconteceu e, possivelmente, convosco também, mas apesar de ser uma situação complicada, quando é AMIZADE ou AMOR o mais importante é o outro se sentir bem e deixar de parte o nosso dia feliz para poder ouvir alguém muito importante para nós é um gesto que fazemos com todo o carinho porque mais importante que a nossa felicidade é a felicidade de quem mais gostamos.

Quando se trata de mim e da pessoa que escreve aqui a par comigo no blog, não nos iríamos chatear por coisas pelas quais já vi casais a discutir, às vezes tão simples como sujar a cozinha a fazer o jantar. Qualquer atividade que eu viva com essa pessoa se torna divertida. E se a cozinha ficasse toda suja iríamos rir bastante e limpávamos depois sem qualquer tipo de confusão. AMOR é AMOR. Sujou-se? Depois limpa-se. Nunca nos iríamos zangar por algo tão simples. Aliás, nós nunca nos zangámos, não quer isto dizer que nunca possa acontecer, a diferença está no facto de que não nos íamos ignorar um ao outro e íamos ter mente aberta para ouvir o outro e tentar perceber o seu ponto de vista.

Como em qualquer casal, apesar de nunca nos termos zangado um com o outro, já houve diversos mal-entendidos, principalmente quando falamos numa relação à distância [nunca distantes no coração, mas numa distância física grande em que passamos semanas e semanas, meses e meses sem nos vermos]. Nenhuma relação é igual e, sucessivamente, nem todas as relações à distância têm de enfrentar os mesmos obstáculos. Mas uma coisa é certa, as mensagens passam a ser o método de comunicação mais frequente e todos sabemos que é uma forma mais difícil de comunicar do que numa conversa oral em que as coisas se tonam mais fáceis de explicar e tudo tem mais fluidez. Por vezes os horários também não coincidem entre os dois e essa é mais uma barreira na comunicação porque um quer explicar tudo, mas tem pouco tempo e tenta resumir ao máximo, só que depois há pormenores que o outro não entende, quer perguntar, no entanto, sabe que o outro não consegue responder. Acaba por se gerar um conflito, pois o primeiro até queria explicar, mas não tem tempo e o outro fica a pensar, mas, como de início não houve uma boa explicação, interpreta de forma diferente do suposto e depois não vai agir da forma que era pretendido. No fundo a culpa nem é de nenhum, o primeiro tentou resumir a explicação da forma que achou melhor e o segundo deu o seu melhor naquilo que entendeu que era para fazer.

Banda desenhada de um mal-entendido quando há amor verdedeiro

São situações que acontecem, mas é preciso não deixar no esquecimento e falar para resolver o pequeno conflito o mais breve possível. Quando há pouco falei que todas as relações diferentes, isso acontece porque as próprias pessoas também são diferentes pela sua personalidade, pela história do passado que carregam consigo, pela forma como reagem às situações, etc. A pessoa que mais amamos pode nem sempre reagir da mesma forma que nós, mas isso não quer dizer que esteja certa ou errada, é simplesmente diferente… e foi por ser alguém diferente de ti que te fez apaixonar. Como falei numa publicação anterior, não acho que os opostos se atraiam, mas é preciso haver pequenas diferenças para que te apaixones. Normalmente nós somos os maiores críticos de nós mesmos e quando nos apaixonamos por alguém, admiramos diversas coisas na outra pessoa, no fundo, queremos aprender com ela e tornarmo-nos um pouco melhores. Nós não damos à espera de algo em troca, mas sem nos apercebermos acabamos por trocar tantas vivências e perspetivas que nos tornamos melhores pessoas e tudo isso se deve muito às conversas e trocas de impressões.

O que quero transmitir é que a chave consiste mesmo em CONVERSAR sobre os assuntos e jamais deixar o outro a falar sozinho e esperar que o problema se resolva sozinho. Isto aplica-se a TUDO. Uma coisa que acontece connosco regularmente é falarmos seja do que for mesmo antes de acontecer.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que vejo ao meu redor? #0