Confia #5

Confia em ti  

Olá! Hoje vim falar-vos de um tema que, à primeira vista, pelo subtítulo talvez não tenham percebido o que vou abordar em concreto, mas vou tentar explicar ao máximo porque é algo muito importante.


Antes de começares qualquer relação, tu já existias. Já tinhas os teus gostos, as tuas preferências, os teus hobbies, a tua série favorita, o teu desporto de eleição, um tipo de comida que mais achavas saborosa… já tinhas memórias, sonhos por concretizar, metas por cumprir. Antes de seres amigo de x ou namorado de y, já eras alguém que tinha feito coisas menos boas e outras extraordinárias (nem que por extraordinário se entenda simplesmente teres feito alguém sorrir num pior momento). 

Antes do que quer que venha a acontecer, tu já tens uma história… uma história diferente de todas as outras pessoas com pontos que até podem coincidir, mas és único. Nenhuma história se repete, até mesmo quando lês uma história infantil vezes sem conta, pois irás dar uma entoação diferente nas palavras que lês e darás importância a pormenores que das vezes anteriores não deste relevo. É isto que acontece com as pessoas que te rodeiam. Cada uma olha para ti de forma diferente, com perspetivas distintas, ainda que por vezes algumas opiniões possam ser unânimes. Mas ser unânime não é estar, necessariamente, certo ou errado porque das múltiplas leituras que façam de ti, as palavras são tuas, essas não mudam, e a história, por muitas voltas que dê, ter-te-á a ti sempre como personagem principal. Com isto não quero que pensem que devem ter uma postura egocêntrica, nada disso! Quero que te lembres apenas que ninguém pode querer mudar-te! Confia em ti!

Se uma pessoa quiser ser tua amiga, se te amar de verdade, te garanto em como não quererá que mudes. Vai aceitar a tua história e quererá lê-la o melhor possível, não se deixará levar pela leitura dos outros, mas perguntar-te-á o que significa de verdade cada episódio. Mais do que a ler, quererá fazer parte do futuro da tua história e estará disponível para ouvir a tua narração. Quero com isto dizer que os aparte do guião da tua história, aqueles desabafos com quem nunca te sentiste à vontade para falar, serão, certamente, ouvidos. Todos, nalguma situação, já vivemos momentos em que colocámos para trás das costas antes de os resolvermos dentro de nós... são estes verdadeiros leitores da nossa memória que, se for preciso, vão ao fim do mundo procurar o lápis certo para que essa pequena confusão possa ser reescrita depois de resolvida dentro de ti.


Tudo o que outros possam ver em ti como defeitos, essa pessoa irá ver como características tuas singulares. Lembra-te que essa pessoa se apaixonou por ti, por quem és, tal como és! Com toda a tua história, porque mesmo que não a conhecesse, ela já existia e pertencia-te. Podes ter períodos da tua vida dos quais te arrependes ou farias de forma diferente se pudesses, mas a verdade é que esses momentos fazem parte de ti e não serias quem és se não passasses por tudo com que lidaste até hoje. Não mudes as tuas preferências, o teu aspeto visual, a tua personalidade e os teus sonhos por causa de absolutamente ninguém. 



⚠️ Mas atenção, mudar é diferente de adaptar! Se há algo que podes fazer melhor, por que não melhorar? Claro que deves dar o teu melhor sempre e a todo o instante, superares-te a ti e aos teus objetivos. Aqui, neste caso, trata-se de superação e dedicação, não falo de mudares quem és. Tornares-te alguém que não és tem de estar fora da tua equação durante toda a vida. Opiniões são simplesmente opiniões e podem mudar ao longo da vida, é normal que uma vez ou outra não concordem contigo, mas darás a tua opinião e será respeitada se realmente te amarem.


Ler Confia #4 👈                                                                                                                                                                             👉 Ler Confia #6

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que vejo ao meu redor? #0