Confia #7.2

Subir na CONFIANÇA para subir na AMIZADE


E se no confia #7.1 falava das relações de amizade como uma escada que não vemos, mas que subimos degrau a degrau... Hoje venho falar-vos de como é possível subir vários de uma só vez, é raro, mas é possível.

Voar entre degraus de uma amizade para algo próximo de AMIZADE

Por vezes, muito raramente isto acontece, mas a outra pessoa pode conhecer o mínimo de ti... Sabe o teu nome, cumprimenta-te e tem alguma empatia por ti, mas não passa daí. Pelo contrário, tu foste reunindo informação e mais informação sobre essa mesma pessoa e sabes muito mais dela do que ela sabe sobre ti.
[Claro, obviamente, que não há informação mais fidedigna que quando contada pelo próprio, mas há pessoas da tua confiança que podem conhecê-lo melhor por terem realmente uma grande amizade e é normal irem falando de pequenas coisas que, se estiveres atento, consegues reunir e juntar as pecinhas todas do puzzle, óbvio que não o conseguirás completar, mas pelo menos uma pequena parte do puzzle consegues.]
É possível saber-se bem mais sobre a outra pessoa do que ela alguma vez conseguiria saber sobre ti quando proteges a tua vida pessoal do que te rodeia. E os teus segredos se mantém mesmo segredos em que apenas os confias numa ou duas pessoas que, também elas, tens a certeza que o guardarão a sete chaves.

Há quem conte tudo sobre si seja a que pessoa for, mas eu sou um pouco o oposto e a maioria das pessoas que acha que me conhece quase nada sabe sobre mim. Uma coisa é saberem como lido com a rotina do dia a dia, outra totalmente diferente é saberem os momentos marcantes da minha vida e quem é o meu verdadeiro eu.

Mas às vezes, os nossos próprios segredos criam-nos muitas barreiras (e se fossem divulgados, mais barreiras teríamos), por isso, mantemos em segredo. Só que são tão difíceis de lidar interiormente que desejamos cruzar-nos com alguém que tenha uma história semelhante à nossa. No entanto, é muito difícil encontrar porque, como disse, quando segredos deixam de ser segredos há muitas mais barreiras por enfrentar. Mas ser difícil não é sinónimo de ser impossível.

Quando te apercebes que alguém que te diz "boa tarde" e "até logo" já sofreu ou ainda sofre tanto quanto tu, poderá tornar-se um alívio porque não te sentes sozinho num mundo longínquo onde até agora vivias só tu. Assim que sabes dessa história que em tanto se assemelha à tua, mais do que um alívio, acaba por ser um teste a todas as outras pessoas que te rodeiam e que rodeiam a outra pessoa ao mesmo tempo. A partir daí podes ver como reagiriam ao teu segredo através do segredo revelado pelo outro, visto que são semelhantes. Acaba por ser uma grande ajuda porque ficas a saber quem seria capaz de te aceitar como és com o teu segredo e quem não seria teu amigo se soubesse que escondes um segredo igual a essa pessoa que ela própria agora descrimina.

Sem a outra pessoa [que revela um segredo semelhante ao teu] fazer ideia, está a ajudar-te. A ajudar-te de uma forma que mais ninguém te conseguiu ajudar até aqui. Está a fazer a diferença na tua vida sem ter a mínima noção disso. 

Se o teu segredo é tão semelhante ao de esse alguém que durante anos também escondeu o mesmo que tu, sabes que te compreenderia a 100% e é normal que sintas vontade de contar o teu segredo a essa mesma pessoa porque pode vir a ajudar-te a lidar com os teus medos e receios em relação a um segredo que é comum a ambos. Mas até mais do que contar tudo numa perspetiva de pedido de ajuda, é mesmo o facto de mostrares em como essa pessoa te marcou sem saber. Todos nós gostamos de saber que fazemos a diferença e que melhorámos alguma coisinha na vida de alguém. 
[Falo mesmo em relação a mim, eu sinto-me melhor se fizer com que alguém, que passou as últimas horas a chorar, sorria por minha causa. É tão bom. Uma sensação indescritivelmente recompensante. Posso estar muito triste também, mas saber que por uns instantes alguém sorriu é mesmo bom.]
Vejo o contar a tua situação num caso destes como uma forma de mostrar gratidão por essa pessoa que, sem saber, fez diferença na tua vida e num sentido positivo!

O post já vai longo, mas eu acho que tudo assim explicadinho vos fará entender o meu objetivo. Enquanto que ontem falei de uma amizade que cresce passo a passo, degrau a degrau... Hoje tentei explicar como também é possível uma amizade crescer avançando logo muitos degraus de uma só vez. Se entendeste o que escrevi anteriormente, entendes que realmente o exemplo que falava é a prova em como podes pular degraus. Mas apenas porque a outra pessoa transmite confiança num aspeto que te é muito pessoal e ela somente se apercebe disso porque depositas toda a confiança para contar aquele que poderá ser o maior segredo da tua vida.

Resumidamente, ela reúne as características que te fazem ter o à vontade para, de um momento para o outro, dares um dos maiores votos de confiança que alguma vez deste. E como a confiança é uma escada paralela à amizade, um grande voto de confiança quando é dado com todo o cuidado e com a certeza que a outra pessoa que mal te conhece vai realmente entender-te e ajudar, permite que uma pequenina amizade se torne muito próxima vez ser AMIZADE.


Ler Confia #7.1 👈                                                                                                                                                                             👉 Ler Confia #8

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que vejo ao meu redor? #0