Confia #7.1

Subir na CONFIANÇA para subir na AMIZADE


Enquanto as outras publicações nesta série de Confia foram mais relacionadas ao AMOR, apesar de terem sempre referências a AMIZADE, neste post vai ser o oposto. Vou tentar falar-vos mais de AMIZADE ou numa amizade que se pode transformar numa AMIZADE se deres o teu voto de confiança.

Da mesma forma que não acredito em amor à primeira vista (atração talvez, mas isso está muito longe do que é amar), também não acredito em amizades à primeira conversa.


Na amizade, dás sem pedir nada em troca, mas a verdade é que só te sentes confortável em dar mais de ti se perceberes que há vontade do outro lado em dar mais de si. Qualquer relação, seja ela de amizade ou amor, depende dos dois indivíduos e não de somente um. É preciso um equilíbrio, uma harmonia entre ambos porque daí é que vem a confiança para avançar e partilharmos mais de nós próprios. E quando é realmente AMIZADE quanto mais dás, mais recebes em troca... Não falo de absolutamente nada material, falo sim de depositares a tua confiança. Quanto mais confias no outro, mais ele confia em ti e daí se estabelece uma relação muito próxima entre ambos para falar de temas mais sensíveis até mesmo do dia a dia... Passar de amigos, que falam de coisas banais, para AMIGOS com quem se pode ter uma conversa mais pessoal, desabafar sobre algo mais privado que nos deixa angustiados, ter alguém com quem se possa contar a toda a hora.

Confiança e amizade no mesmo degrau de uma escada invisível

A amizade não tem etapas estipuladas, classificadas por níveis como se de um videojogo se tratasse, mas, apesar de não existirem, há degraus que vamos subindo mesmo que não nos apercebamos da presença desta escada. A verdade é que qualquer amizade que tenhas consegues classificar se avançou na tua confiança ou regrediu e já nem chamas bem de amigo, mas alguém que se cruzou na tua vida e que entretanto também já seguiu um percurso diferente do teu. A escada da amizade está em paralelo com a escada da confiança e quanto mais alto estiveres mais consolidada estará a tua relação, mas como disse à pouco, é essencial que se mantenham ambos no mesmo degrau.

Esta lógica de dar para poder avançar, apesar de se terem de manter sempre em pé de igualdade, há sempre um que terá de confiar um bocadinho mais primeiro para depois o outro avançar até si. E é exatamente aqui que eu queria chegar! Relembrando o primeiro post desta série de publicações, no Confia #1 falei que uma das palavras sugeridas no dicionário era coragem. Se queres mesmo passar de uma grande amizade para a AMIZADE tens de arriscar e ser corajoso ao ponto de contares algo que se calhar não pensavas algum dia contar a essa pessoa. Mas atenção, eu tenho muito receio de que me interpretem mal e tenho mesmo a certeza que é necessário esse passo de coragem por experiência própria, mas obviamente que só o deves dar se te sentires confortável para o dar e fizer sentido na tua cabeça, nesse momento, contares. Por vezes são assuntos mais delicados em que previamente tens de ponderar como é que a pessoa vai reagir e se realmente ela será capaz de confiar em ti da mesma forma que estás prestes a confiar nela. Corres sempre um risco quando és tu a dar o primeiro passo, mas ele é essencial tanto para ti como para essa outra pessoa. Se por um lado vais ter alguém que saberá um pouco mais de ti e em quem poderás passar a falar desse assunto mais abertamente; por outro lado, a outra pessoa em causa vai estar também mais à vontade contigo para falar de outros assuntos da sua vida que até aqui possivelmente não tinha pensado em contar-te.

Ao confiares não serás apenas tu a subires um degrau, serão ambos porque, como disse, o facto de dares mais um bocadinho de ti vai gerar com que o outro se sinta bem para partilhar mais sobre si e mesmo que não conte nada, por dentro sentir-se-á melhor por ter esse teu voto de confiança e saber que quando acontecer alguma coisa, tu vais estar lá para o ouvir da mesma forma que ele te ouviu a ti.

E por vezes há algo que acontece que é o outro contar algo da sua história que sem saber tem muito a ver com a tua e isso, automaticamente, vai criar uma empatia ainda maior porque se vão entender melhor mutuamente. São aquelas coincidências que nos fazem acreditar que nada acontece por acaso...

Ainda há tanto para falar dentro tema que decidi desenvolver melhor esta temática num próximo post que sairá em breve, fiquem atentos ;)


Ler Confia #6 👈                                                                                                                                                                             👉 Ler Confia #7.2

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que vejo ao meu redor? #0