Confia #6

Confia longe da inveja  


Olá a todos! Hoje apesar do tema estar inserido nesta série "Confia", o que me despertou para escrever sobre ele foi mesmo a inveja e como se pode refletir em variados casos, nomeadamente, nas relações. Lê todo o texto e vê se concordas comigo, dá a tua opinião.


Nós, por norma, relacionamos a inveja ao desejo de alguém possuir o que outro tem, geralmente acompanhado de ódio. Talvez ódio seja até uma palavra muito forte, mas existe uma certa antipatia ou repulsa.


Podem dizer-me vocês que numa verdadeira relação, seja de AMIZADE ou AMOR não há inveja. E eu respondo-vos dizendo que essa afirmação está corretíssima! Não poderia estar mais de acordo, mas o que eu vos vou falar não é propriamente a inveja dentro de uma relação, mas sim a inveja no seu exterior, nas pessoas que podem estar à vossa volta.

Infelizmente (como falei no Confia #5) há muita gente que não consegue ler a história do outro sem julgar, sem olhar para os bens materiais, sem ouvir antes as opiniões dos outros. Acredita, há mesmo muito poucas pessoas dispostas a verem-te tal como és, concentrando-se somente na tua essência. São tantos os oportunistas, aqueles que não olham a meios para atingir os seus fins. Há quem tenha tanta inveja de quem és, do que conseguiste ou do que tens, que são capazes de tudo para destruir a tua felicidade em vez de se concentrarem nelas próprias para serem tão felizes quanto tu... como se pisar alguém trouxesse felicidade. É por isso que precisamos de estar tão atentos a quem nos rodeia porque aquilo que nos dizem ser um conselho pode ser simplesmente baseado em opiniões alheias de quem não sabe nada sobre a outra pessoa, apenas vê o seu exterior que nada tem que ver com o interior. 

E quando a inveja se junta ao preconceito é como se de repente criassem uma vedação à tua volta em que, mais do que "conselhos", não permitem sequer que tenhas algum contacto com o livro, a pessoa, que queres ler. Tenta separar e observar bem de modo a entender se quem te está a dar um conselho apenas viu a capa ou leu a história. Dá uma oportunidade a quem a merece e segue o teu coração, acredita no AMOR, ele existe e não há vedações que separem corações que se amem. Não pares de viver ainda que te limitem os passos que dás. 

Há um mundo cor-de-rosa que até a própria comunicação social tenta vender de que, seja o que for, tu consegues basta a tua força de vontade. Eu concordo, mas atenção, pode ser muito mais duro lutares pelos teus sonhos do que alguma vez imaginaste e o conseguir não é de um instante para o outro, leva tempo... pode demorar muito tempo. Atualmente, até através do nosso telemóvel parece que temos tudo na nossa mão, a verdade é que conseguimos aceder a informação vinda do outro lado do planeta, mas às vezes é extremamente difícil mudar o que está à nossa volta e perseguirmos os nossos sonhos, AMAR quem AMAMOS. No mundo em que vivemos, onde é dada tanta importância aos valores materiais ao invés do que o outro sente, depende apenas de ti a coragem para AMAR independentemente das barreiras, obstáculos ou vedações que te cercam o caminho

Quando digo para viveres, para acreditares no AMOR, é porque, tal como Oscar Wilde dizia:

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."

Por muito difícil que seja, não desistas de viver, apoia-te em quem AMAS e em quem TE AMA. Lembra-te que à tua frente podem dizer que só querem que sejas feliz, no entanto não te esqueças da inveja que essa afirmação pode ter por trás. É que há quem depois dessa afirmação coloque muitos "mas" de forma a que sejas feliz da maneira que eles querem que sejas feliz rodeada de segundas intenções e inveja. A maneira que eles querem que seja a tua maneira de ser feliz pode não ser a verdadeira, descobre a tua forma de ser feliz, segue os teus sonhos e o teu coração... Não desistas do AMOR, isso é como desistires de viver, desistires de ti e do futuro que mereces. Não te limites apenas a existir. A batalha pode ser dura, mas não é impossível. Confia!


Ler Confia #5 👈                                                                                                                                                                             👉 Ler Confia #7

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que vejo ao meu redor? #0