Será que a palavra amar se tornou banal?

Quando duas rosas se juntam e criam uma união eterna...

Boa tarde! Só pelo título já perceberam qual o assunto de que vos vou falar. A meu ver, a palavra amar tornou-se tão banal que são poucos os que ainda se lembram do seu significado antes de a pronunciar


Tentem lembrar-se daquelas palavras que vos dão um friozinho na barriga ou que vos trazem logo um sorriso de orelha a orelha quando as ouvem... Agora pensem nelas. São especiais porque são palavras específicas que apenas determinada pessoa vos diz, são palavras que, independentemente da razão, terão um significado para vós e um simbolismo muito grande. Mas e o que é que fizemos à palavra amar? Usamos este verbo para tudo no dia a dia, quando se calhar em todos os casos em que a dizemos haveria uma palavra que se adequaria melhor. Amar é uma palavra que devia ser usada para transmitir um sentimento, mas atualmente até para objetos as usamos. E quando efetivamente queremos dizer por palavras o quanto amamos alguém, que palavra usamos se a mesma pessoa já nos ouviu a dizer o mesmo sobre um objeto? Se isto não é banalizar a palavra amar, então digam-me o que é. 

O português é uma língua muito rica, temos até palavras sem tradução, como é o caso de saudade, mas cada palavra deve ser usada com cuidado, não esquecendo o significado que está por detrás dela. 

A primeira vez que me disseram AMO-TE foi pelos lábios da pessoa que vos escreve neste blog a par comigo, até lá nunca o tinha ouvido. É um verbo que entre os dois nunca utilizávamos para nos referirmos a nada, nem objetos nem pessoas, nada. Daí que tanto impacto tenha tido em mim. Para sentir não é preciso verbalizar, mas a verdade é que as palavras, quando usadas de forma correta, tornam os sentimentos mais sólidos. É incrível sentir que se AMA alguém e esse alguém nos AMA a nós, mas quando se verbaliza e se transmitem sentimentos e emoções por palavras, dá-se mais certezas ao nosso coração. Antes de falar há sempre aquele pequeno receio de que aquilo que a outra pessoa nos leva a sentir não seja totalmente o que ela sente e quando ouvimos da sua boca certas palavras, ganhamos a certeza que nos faltava. É normal esse receio inicial, é até uma forma de nos protegermos e não nos entregarmos logo de imediato de forma a não sofrer nenhuma desilusão. É esse o poder das palavras, darem o conforto e estrutura ao que sentimos. Eu quero acreditar que mais pessoas ficarão sensibilizadas com este tema, o valor e importância de utilizar as palavras certas nos momentos certos.

Temos de estar mais conscientes do que é que as palavras significam para as usarmos corretamente e para que transmitam aquilo que realmente queremos. Elas têm o poder que nós quisermos, tudo depende de nós. Certamente, não serei a única pessoa que já pensou nisto, mas acredito que ainda muitos não tenham noção do vocabulário que utilizam.


Amar é aquela palavra que se deveria manter no cofre 
do nosso coração até que a pessoa certa encontre a chave.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que vejo ao meu redor? #0