O respeito e a base para a amizade

Olá! 

Cada um tem a sua forma de ser, de enfrentar a realidade, de lidar com as dificuldades, de viver o presente, de imaginar o futuro e perspectivar o passado. Com cada pessoa que se cruza connosco, temos algo a aprender... Quer seja poder melhorar alguma característica em nós, quer seja ter a certeza do que não queremos ser. Dos vários amigos que tens, provavelmente há algo em comum entre todos eles, essencialmente alguns dos vossos valores, mas de certeza que nalgumas características nada têm que ver contigo. Respeitar essas diferenças é o primeiro passo e talvez o mais importante para construir as bases de uma amizade



Eu, por exemplo, resguardo muito tudo o que se passa comigo, desde os meus problemas pessoais até ao que sinto, penso ou vivo. A única pessoa que sabe realmente o que se passa comigo no quotidiano é a pessoa que eu AMO, mas no que toca a amigos é muito raro eu conseguir desabafar, apenas uma ou outra pessoa vão sabendo de alguns pormenores da minha vida ou situações que me preocupam. 

Mas a verdade é que mesmo sem falar neles, eu também os tenho, tenho problemas como todas as outras pessoas os têm. E há os dias em que eles são apenas uma migalha e conseguimos viver sem pensar neles, outros dias eles tornam-se mais do que muralhas. Às vezes não dá mesmo para ultrapassar os problemas, simplesmente é possível abstrair-nos e enganarmo-nos a nós próprios com outras distrações e entretenimentos.

E era aqui que queria chegar, os AMIGOS nem precisam de saber o que se passa contigo para te apoiar. Há silêncios que mesmo sem palavras expressam o que sentimos, há expressões que dizem mais que as próprias palavras e há diversos "está tudo bem" que eles percebem que está tudo mal. Mas o facto de não insistirem em saber que problemas são esses e respeitarem a nossa privacidade é já o melhor ponto de partida porque é a demonstração evidente em como nos respeitam e isso é tão, mas tão importante! Mesmo sem saberem nada, há palavras, expressões, gestos e abraços que dão um conforto extra muito especial nesses momentos. E depois há logo uma conversa cheia de disparates ou memórias engraçadas para recordar e nos deixarem sorridentes apesar da dor que continuamos a sentir, mas que nestes momentos acalma.

Acho que muitas vezes, pessoas como eu, tendem a achar que não voltarão a ter amigos de verdade a partir do momento em que decidem resguardar a sua vida, guardando as suas fragilidades, construindo um escudo protetor em que dificilmente alguém ultrapassará. Esse escudo é, em grande parte das vezes, reflexo do passado, de desilusões que tivemos e torna-se efetivamente a nossa proteção contra o mundo cruel que várias vezes temos de enfrentar. Mas isso não quer dizer absolutamente nada... O respeito sim, esse diz tudo!

Acredito que esse escudo criado por mim tenha por base também alguma falta de autoconfiança e receios múltiplos sobre tudo e sobre nada... Principalmente porque, apesar de eu estar constantemente a tentar contrariar a minha falta de confiança, a verdade é que penso bastante sobre o que os outros poderão pensar sobre mim e as críticas que farão. Mas raramente penso nas características que poderão ver em mim num lado positivo. No entanto, acho que quem vê em nós um ponto de partida para uma AMIZADE nos dá um "abanão" de vez em quando, relembrando que somos melhores do que aquilo que achamos ser.

Se alguém confia em nós mesmo sem saber quase nada sobre quem somos, apenas pode significar que o pouco que nos expressamos e as opiniões que vamos dando são suficientes para perceberem que de certa forma podemos fazer a diferença na sua vida, há algo para aprenderem connosco. Sentir isso quando a nossa autoestima está mais embaixo é muito gratificante. Mas fazerem-nos perceber isso nesses momentos quer dizer melhor ainda o quanto percebem como estamos e que estão ao nosso lado para nos apoiar em todas as circunstâncias, para nos reerguer nos momentos mais difíceis e festejar connosco as vitórias.

Já falámos em confiar, amar, cuidar... Mas a primeira palavra para construir qualquer relação, seja ela de AMOR ou AMIZADE, é o respeito!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que vejo ao meu redor? #0